Zona de amortecimento do Parque Estadual da Lagoa do Açu em debate nesta terça (19)

Assunto será discutido em audiência pública, às 10h, no Legislativo Sanjoanense

18 de julho de 2022

A Câmara de São João da Barra vai sediar uma audiência pública nesta terça-feira (19), às 10h, para discutir um assunto que vem causando alguns transtornos aos moradores do Açu: a zona de amortecimento do Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG). O encontro será promovido pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e contará com a presença de representantes da Concessionária Enel, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Com uma área de 8.276,67 hectares, o PELAG foi criado pelo decreto estadual nº 43.522, de 20/03/2012 e é formado por extensa vegetação de restinga e áreas úmidas remanescentes, abrangendo os municípios de Campos e São João da Barra. O parque possui uma grande biodiversidade de espécies de fauna e flora. A zona de amortecimento é o espaço localizado no entorno da unidade de conservação. Neste espaço, as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade ambiental.

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Defesa de Ecologia e Meio Ambiente da Câmara, vereador Analiel Vianna, a zona de amortecimento do PELAG compreende boa parte da área urbana do Açu e isso tem gerado muitos transtornos aos moradores, por exemplo, quando necessitam de algum serviço essencial, como energia elétrica. Na tentativa de buscar uma solução, o vereador conta que entrou em contato com o deputado Gustavo Schmidt, que preside a comissão estadual, e solicitou a audiência com o objetivo de ampliar a discussão e buscar uma saída. "Esse debate será importante porque vamos ter todos os órgãos simultaneamente discutindo o assunto para encontrarmos um caminho que possa solucionar de vez esse problema", ressaltou.

© 2019-2022 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes