Vereador sugere implantação de centro especializado para o tratamento de pessoas autistas

22 de novembro de 2022

Três matérias voltadas para a Saúde foram aprovadas na sessão desta terça-feira (22), pela Câmara de São João da Barra. Uma delas foi sugerida pelo vereador Júnior Monteiro, que pleiteou a implantação de um centro especializado para o tratamento de pessoas autistas, no município. Já a vereadora Joice Pedra sugeriu a implantação do Programa Prótese Dentária Total e Parcial removível (a fim de ampliar o acesso às ações de reabilitação em saúde bucal, de forma gratuita) e do Programa de Ortodontia Infantil.

Carlos Machado da Silva (Kaká), por meio de indicação, propôs a melhoria no saneamento básico, com substituição da rede de esgotos, em todas as ruas do bairro Água Santa. Elisio Rodrigues solicitou o retorno do Programa Elo Digital, em parceria com a rede municipal de ensino. Junior também fez indicação pedindo o retorno do Festival do Abacaxi no 5º Distrito, com sua inclusão no calendário municipal de eventos.

Obras - Elisio solicitou a colocação de quebra-molas padronizados e sinalização vertical e horizontal na Rua Gregório Prudêncio de Azevedo, em Barcelos. Sônia Pereira pediu a urbanização da orla do Rio Paraíba do Sul, do Cais do Imperador até o Porto de São Pedro. Ela também pediu à Secretaria de Meio Ambiente, para remover a areia que está na Avenida Atlântica, em Atafona, dificultando a passagem dos moradores. Alan de Grussaí teve aprovadas duas indicações: construção de uma ciclovia na Avenida Atlântica sentido Atafona - Grussaí e construção de uma praça no loteamento Nova Grussaí, em terreno próprio do município, ao lado da Escola Municipal Evanir Gaia.

Memória Cultural - Elisio apresentou duas indicações ligadas à Cultura. Na primeira, solicitou à prefeita Carla Caputi, que encaminhe projeto de lei à Câmara, visando criar o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, de caráter deliberativo e consultivo, com o objetivo de dar andamento à preservação do patrimônio natural e cultural do município. "Muitos prédios históricos estão se perdendo e precisamos garantir a preservação do patrimônio histórico do nosso município", disse Elisio, que também propôs ao Executivo, a elaboração de um PL visando à criação do Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de SJB.

Projetos - Na Ordem do Dia, foram aprovados os projetos de lei nº 113/22 e 114/22, sendo o primeiro, do Executivo, para autorizar a abertura de crédito adicional suplementar por excesso de arrecadação e, o segundo, da vereadora Sonia, para denominar de Gean Pacheco, a Rua A, no loteamento Porto Seguro, na Sede. Três projetos de resolução também foram aprovados: 021 (de Franquis Arêas, que torna de utilidade pública, o Instituto Pela Vida - Doando Esperança), 022 (de Alan, que torna de utilidade pública, a Associação de Moradores de Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí) e o 023 (do Legislativo, que trata dos bens móveis e patrimoniais no âmbito da Câmara).