A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Vereador Franquis Arêas é sepultado nesta quarta

18 de outubro de 2023
Foto: Swayny Sena

Sob forte comoção, aplausos e homenagens, familiares, amigos, colegas de trabalho e várias autoridades despediram-se, nesta quarta (18), do vereador de São João da Barra, Franquis Arêas de Freitas (PSC), que ocupava o posto de segundo secretário da Mesa Diretora. O parlamentar faleceu ontem, vítima de infarto. O velório aconteceu no plenário do Legislativo e o sepultamento, no cemitério de Santo Amaro, em Campos. O município decretou luto oficial de três dias. 

Além de seus colegas parlamentares, estiveram presentes, a prefeita Carla Caputi; os ex-prefeitos, José Amaro Martins (Neco) e Betinho Dauaire; o deputado estadual Bruno Dauaire; os ex-presidentes da Câmara, Aluizio Siqueira, Alex Firme, Gersinho Crispim, Alexandre Rosa; os vereadores de Campos, Fred Rangel e Juninho Virgílio; os vereadores de São Francisco de Itabapoana, Alexandre Barrão e Renato Roxinho; o ex-vereador e também ex-procurador do Legislativo, Domingos Vieira; o ex-vereador de Campos, Marcão Gomes; entre outros nomes. 

O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, que é amigo de Franquis, não pôde estar presente, pois está em Brasília, mas foi representado por sua esposa, Tassiana Oliveira.

O presidente da Câmara, Alan de Grussaí, destacou que Franquis era um vereador bem atuante. "Ele fez muito pelo nosso município, um homem íntegro, pai e esposo exemplar e que, com certeza, vai deixar muita saudade", disse. 

Amigo íntimo de Franquis há 25 anos, Betinho Dauaire conta que o vereador foi secretário de Transportes em sua gestão (de 2001 a 2004). "Franquis era um homem disciplinado, organizado e muito meu amigo. E sempre fiel aos seus princípios".

Um dos momentos de oração foi conduzido pelo pastor Maxmiliano Fernandes, da Primeira Igreja Batista de SJB, que descreveu o parlamentar como um homem de caráter, que exerceu seu papel e deixou um grande legado para todos.
 

Biografia - Natural do 5º Distrito, Franquis tinha 47 anos e deixa esposa e dois filhos pequenos. Ele ingressou cedo na política e sempre sonhou ocupar uma cadeira no legislativo. Disputou as eleições de 2008 da qual saiu vitorioso com 941 votos - sendo o quinto mais votado em SJB. Na última eleição (2020), recebeu 1193 votos, chegando ao quarto mandato - e sendo o vereador com o maior número de mandatos consecutivos, dentre os que compõem a atual legislatura. Atualmente, Franquis fazia parte de cinco comissões permanentes da Casa: Justiça e Redação (Membro); Finanças e Orçamento (Relator); Obras e Serviços Públicos (Presidente); Ética e Decoro Parlamentar (Presidente); Defesa de Ecologia e Meio Ambiente (Relator).

 

Texto atualizado às 12h do dia 19/10/23 para acréscimo de informações biográficas 

© 2019-2024 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes