Refis, cursos profissionalizantes, esportes radicais e reformas de praças em pauta

16 de novembro de 2022

Com pauta extensa, a Câmara de São João da Barra aprovou matérias sobre diversos temas na sessão desta terça-feira (16). Um deles foi o requerimento da vereadora Joice Pedra à Secretaria de Turismo, solicitando a implementação de um projeto de esportes radicais nos fundos do Balneário de Atafona, com trilhas para  motociclismo, jeep, mountain bike, tirolesa, slackline, paredão de escalada, arvorismo, pistas de skate, de obstáculos e para a realização de caminhadas, além de áreas verdes e de lazer.

Analiel Vianna requereu à Secretaria de Educação, o aumento de vagas no transporte universitário para a cidade de Campos dos Goytacazes. O edil Junior Monteiro fez requerimento ao Executivo, pedindo o serviço de patrolamento nas ruas no 5º Distrito. A Secretaria de Educação, Joice requereu estudos de viabilidade para a expansão de centros culturais, com polos em todos os distritos, oferecendo aulas de artes, teatro, dança, musicalização, oficinas culturais, conforme a vocação cultural de cada localidade.

Indicações ao Executivo -  Júnior pediu a reforma geral da Praça de Cazumbá e a reabertura da estufa de mudas de plantas de Água Preta. À Secretaria de Obras, Sônia Pereira fez duas indicações para Atafona: reforma da Praça do Repolhinho e urbanização do trecho da orla do Rio Paraíba do Sul no bairro da Cehab. O plenário aprovou duas indicações do presidente da Casa, Elisio Rodrigues. Na primeira, ele sugeriu a colocação de uma rede de drenagem de águas pluviais e a urbanização completa da Rua Pedro Gomes Paes, em Cajueiro. Na segunda, solicitou serviços de urbanização com a construção de calçadas ao longo da Rua Principal de Palacete.

Analiel propôs a construção de um centro com cursos profissionalizantes de rápida aceitação no mercado de trabalho. Já o edil Franquis Arêas solicitou: a construção de um portal em Barcelos, para delimitar os municípios de São João da Barra e Campos dos Goytacazes; o asfaltamento da Estrada do Sesc Mineiro, que liga a BR-356 à Avenida Liberdade, em Grussaí e, ao Executivo, pediu que o Programa de Recuperação Fiscal do Município (Refis) ofereça um desconto de 100% para quem quitar à vista e de 80% para pagamento parcelado - lembrando que o percentual é referente apenas ao valor gerado por multas e juros de tributos em atraso.

PL aprovados - O plenário aprovou o PL 054/2022, de Sonia Pereira, que inclui no calendário oficial de eventos do município, a Festa dos Pescadores, em Atafona, a realizar-se na terceira semana do mês de setembro. Também foi aprovado, o PL 070/2022, que dispõe sobre a execução do Hino Nacional e do Hino do Município nas escolas da rede municipal de ensino. O autor da matéria é o vereador Junior Monteiro, que sugere a execução pelo menos uma vez na semana. Um projeto de resolução de Elisio também foi aprovado, reconhecendo como de utilidade pública, a Associação de Kitesurf Norte Fluminense, com sede em Atafona.

Seis projetos de lei para nomear ruas também foram aprovados. São eles:

053/2022 (de Elisio), que denomina de Rua Nossa Senhora Aparecida, a rua sem saída que começa na Rua Antônio Julião, em Grussaí;

055/2022 (de Analiel), que denomina de Adão Joaquim, a rua que se inicia na Rua Maria Clarinda, com seu término em frente às residências dos senhores, Sebastião e Adão, no Açu;

080/2022 (de Analiel), que intitula de Aureliano Pereira Gomes, a rua que se inicia na Estrada do Caiambora com seu término na Rua Amaro Peixoto, na Estrada de Campo de Areia

081/2022 (de Analiel), que nomeia de José Riscado de Almeida, a rua que começa na Estrada do Caiambora, terminando na Estrada da Lagoa, em Campo de Areia

084/2022 (de Analiel), que denomina de Antônio Barreto Cordeiro, a rua que na começa na Rua Maria Clarinda com seu término em frente ao terreno do senhor Rogério Barreto, no Açu.

112/2022 (de Junior), que denomina de Baltazar da Silva, o trecho da rua existente ao lado da escola municipalizada João Batista Alves, em Rua Nova.

Moção - A Câmara fez moção de aplausos ao atleta Vittinho Maciel, campeão brasileiro de kitesurf sub-19. Vittinho tem 14 anos e mora em Grussaí. A moção foi proposta por Elisio. O atleta foi o vencedor do ranking nacional Hydrofoil Tubular sub-19 e também conquistou o terceiro lugar na categoria olímpica Fórmula Kite sub-19.