A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Professores recebem Prêmio de Honra ao Mérito concedido pelo Legislativo

26 de outubro de 2023

Dez professores que trabalham em instituições de ensino de São João da Barra foram agraciados com o Prêmio de Honra ao Mérito Professores Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo, concedido pela Câmara de Vereadores. A entrega da comenda foi feita na noite desta quarta-feira (25), no plenário da Casa, com o objetivo de reconhecer o trabalho dos educadores do município.

A premiação segue os moldes das demais já realizadas pela Casa. Cada parlamentar indica um nome para receber o prêmio. No entanto, desta vez, a sessão não teve caráter festivo, em razão do falecimento do ex-vereador Franquis Arêas. O momento de maior emoção da noite ficou por conta da homenagem à professora Irinete Novas, que havia sido indicada por Franquis. A placa foi entregue pelos nove vereadores. "Está sendo muito difícil falar porque a emoção toma conta... Franquis era um grande amigo; acompanhei sua trajetória política por muitos anos... Obrigada a todos", disse Irinete, bastante emocionada.     

Os demais educadores agraciados foram: Debie Grosse Moraes Lopes (vereador Kaká); Janaina Abreu Rangel (Chico da Quixaba); Alanildo Sales Abreu (Alan de Grussaí); Monique Barreto Manhães Rangel (Analiel Vianna); Luceni Maciel Oliveira dos Santos (Júnior Monteiro); Maria Helena Pessanha (Fábio Pedra); Rosiméria Barros Barreto (Elisio Rodrigues); Joyce Pereira Sena (Sônia Pereira) e Mary Lande Riscado Gomes (Julinho Peixoto).

- A Educação transforma vidas e prepara as pessoas para um futuro melhor. Quero parabenizar todos os profissionais da Educação, que fazem esse trabalho belíssimo de transformar vidas - ressaltou o presidente da Casa, Alan de Grussaí, que também falou sobre a professora Irinete. "Parabenizo a senhora, em nome de todos os vereadores, que foi a escolhida pelo nosso amigo Franquis, que não está mais aqui conosco, mas está em nossos corações".

Origem - O Prêmio de Honra ao Mérito foi criado no ano passado, pela resolução nº 479/2022, do vereador Analiel Vianna, com o objetivo de, no mês dos professores, reconhecer o trabalho desses profissionais. Os saudosos Alcy Gomes Barreto Viana e Dircélia Amaral Cravo, que dão nome à honraria, atuavam na rede municipal de Educação e faleceram em 2021.

 

ALANILDO SALES ABREU

Formado em História e Geografia, pós-graduado em História Moderna e Contemporânea, é professor do Colégio Estadual Alberto Torres. Possui 34 anos de magistério, entre 25 na rede particular (Colégio Cenecista São João Batista) e 29 da pública.
 

MONIQUE BARRETO MANHÃES RANGEL

Atua há 13 anos como servidora pública do município de SJB, mas já trabalhou em algumas comunidades no 5ºdistrito. Monique fez duas faculdades: Direito e Pedagogia, além de ser pós-graduada em supervisão escolar.

DEBIE GROSSE MORAES LOPES

Iniciou sua carreira no Centro Educacional Rico Talento, em 2002, inicialmente sendo professora do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Em 2004, surgiu a oportunidade de ser diretora e, a partir de então, atua como professora e diretora desta escola.

ROSIMÉRIA BARROS BARRETO

Graduada em Letras, exerce o magistério há mais de 30 anos, passando da educação infantil ao ensino médio. Iniciou sua carreira na Escola Estadual Luiz Gomes da Silva Neto. Na rede municipal, leciona na Escola Municipal Elysio de Magalhães, em Barcelos.

MARIA HELENA PESSANHA

Professora de história e Geografia, trabalhou na Escola Estadual Agostinho Chrysanto de Araújo, no Colégio Estadual Dr. Newton Alves e na Escola Estadual João Coelho da Silva. Também trabalhou na Coordenadoria Regional Norte Fluminense.

JANAÍNA ABREU RANGEL

Iniciou sua caminhada na docência em 1994, na rede privada de educação. Como professora da rede pública de São João da Barra atuou na Escola Domingos Fernandes da Costa e com a municipalização dos Cieps, ela chegou então ao CIEP 265, escola em que além de ter atuado como professora, foi auxiliar de secretaria por 13 anos e gestora por dois anos. Atualmente, é gestora do Amaro de Souza Paes em Grussaí.

LUCENI MACIEL OLIVEIRA DOS SANTOS

Iniciou a docência na Escola Municipal José Alves Barreto. Logo depois, ocupou a função de gestora na escola onde já atuava. Permaneceu nessa função até o ano de 1994, quando foi transferida para a Escola Municipal João Flávio Batista, em Cajueiro. Fez curso superior de Licenciatura e pós-graduação em Psicopedagogia. Desde 2018, ocupa a função de supervisora de alimentação escolar.

 

MARY LANDE RISCADO GOMES

É professora da rede Municipal de Educação há 35 anos e trabalha na Escola Municipal Ângelo Antônio Mendonça. Também trabalhou na Escola Manoel Nunes Barreto e na Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza na disciplina de ciências. Tem graduação em Ciências Biológicas e pós-graduação em Gestão Escolar.

JOYCE PEREIRA SENA

Cursou o ensino normal no Isepam, formando-se em 2001. Atuou no Centro Educacional Rico Talento por 11 anos. Desde 2017, está na Secretaria Municipal de Educação de SJB, na coordenação pedagógica da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

IRINETE PINHEIRO NOVAS

Pedagoga e pós-graduada em planejamento educacional, ingressou na rede municipal de ensino em 1974, na Escola Municipal Belmiro Ribeiro Alves, onde foi professora e diretora. Em 1977, ingressou na rede estadual. Atualmente, faz parte do quadro de professores da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa.

 

© 2019-2024 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes