Legislativo homenageia ex-vereador Batista Eletricista com a Medalha Barão de Barcelos

Sessão solene também foi marcada pela entrega dos Títulos de Cidadania Sanjoanense

07 de julho de 2022

Em noite festiva, com casa cheia e presença de várias autoridades, a Câmara de São João da Barra promoveu, na última quarta-feira (6), a sessão solene de outorga da Medalha Barão de Barcelos - a maior honraria do Legislativo. O agraciado desta edição foi o ex-vereador João Batista Alves dos Santos (Batista Eletricista). A solenidade aconteceu no Grupo da Terceira Idade e foi marcada, ainda, pela entrega dos Títulos de Cidadania Sanjoanense, concedidos pelos parlamentares.

- É com muita alegria que recebo essa medalha, fruto de um trabalho prestado nesse tempo de vida, lutando sempre pela comunidade. Não sou muito de falar, mas agradeço muito pela lembrança - disse Batista, que começou a vida como sapateiro. O sanjoanense entrou para a política na década de 90 e cumpriu três mandatos consecutivos: de 1993 a 2004. Presidiu a Câmara em dois biênios: 1995/1996 e 2001/2002 e entrou para a história por vários feitos. Um deles, foi o posto de saúde que montou com recursos próprios, em Grussaí, com várias especialidades médicas.

O presidente da Câmara, Elisio Rodrigues, parabenizou todos os homenageados da noite e explicou que a escolha de Batista para receber a medalha não se limitou ao fato de ele ter sido vereador. "Foram vários os critérios: pelo trabalho realizado aqui no parlamento, por toda a sua história, pela família e pelo trabalho social que ele fazia lá em Grussaí. Sou admirador e acredito que todos nós aqui somos admiradores de políticos que não se escondem e que usam o seu mandato para melhorar a vida das pessoas", disse Elisio.

A solenidade contou com a presença do deputado estadual, Gustavo Schmidt, do prefeito de Italva, Leo Pelanca; do presidente da Câmara italvense, Joel Enfermeiro e do vereador de Campos, Bruno Vianna, que compuseram a mesa. "É uma alegria grande estar aqui nesta cidade que frequento desde criança, onde fiz amigos sinceros e da qual recebo hoje o título de cidadania", disse Leo Pelanca, que foi homenageado pelo vereador Analiel Vianna.

A Medalha ao Mérito Barão de Barcelos foi criada em 1999, com o objetivo de homenagear sanjoanenses que tenham relevantes serviços prestados ao município. Já os títulos de cidadania são conferidos pelos vereadores a pessoas de outras cidades. É um reconhecimento pelo trabalho e vida de cidadãos que não nasceram em São João da Barra, mas têm uma ligação forte com o município e ajudam no seu crescimento de alguma forma.

Homenageados com Títulos de Cidadania Sanjoanense

Carlos Eduardo Gonzalez Baldi
Lavínia Paiva Furtado
Marcelo Roger Machado da Silva