A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão desta terça-feira (26), o projeto de lei nº 096/2024, que dispõe sobre a criação da Campanha "Dezembro Verde" - Não ao abandono de animais no município. De autoria do vereador Carlos Machado da Silva (Kaká), o projeto visa inserir a campanha no calendário oficial de datas e eventos do município, sendo 10 de dezembro a data principal. Segundo ele, a iniciativa tem, entre os objetivos, o de conscientizar a população de que abandonar animais é crime, além de ser um ato cruel, que pode levar o animal à morte.
A iniciativa visa, ainda, dar maior visibilidade ao tema, além de contribuir para melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais e ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais por meio de ações integradas, envolvendo protetores de animais, população, órgãos públicos e organizações que atuam na área. Essas ações serão realizadas em diferentes âmbitos e, no âmbito midiático, por meio de recursos educativos, redes de comunicação, blitz de panfletagem, outdoor e todos os meios que se julgar eficientes para o sucesso da campanha.
- Essa campanha vem sendo adotada em vários municípios e tivemos o prazer de estar junto com ativistas de outros municípios e das amigas da Associação Sanjoanense de Proteção aos Animais (Aspa), para a gente chamar esse tema à discussão. Essa campanha vai ser de grande importância para a conscientização, para mostrar às pessoas que abandonar animal é crime previsto em lei, para falar também da questão da saúde pública, já que o animal pode trazer problemas para as pessoas, além de ser um ato cruel o abandono - explicou Kaká.