Exposição sobre Carnaval até segunda-feira na Câmara de São João da Barra

07 de março de 2024

O Carnaval pode até ter acabado, mas, no plenário da Câmara de São João da Barra ele continua em destaque até a próxima segunda-feira (11). O motivo? O projeto "Câmara Cultural", que traz uma exposição de fotografias, fantasias e recortes de jornal sobre a história da Festa de Rei Momo no município. A mostra foi aberta nesta quinta-feira (7) e segue em cartaz amanhã e segunda-feira, das 8h às 17h.

Para quem não sabe, o Carnaval é a maior manifestação cultural do município de São João da Barra. Na exposição, o público vai ver, por exemplo, a fantasia de Dominó - do tradicional Concurso de Máscaras e Dominós. A disputa é dividida em três categorias: luxo, originalidade e dominó, que é caracterizado pelo uso de uma fantasia de cetim, com capuz, capa, camisolão e máscara, usada no século passado por foliões que não queriam ser reconhecidos.

O projeto "Câmara Cultural" foi aberto na última quarta-feira, com um bate-papo descontraído com o objetivo de relembrar como era a festa no passado, como tem sido atualmente e o que se espera para o futuro. "Nosso Carnaval é tradicional, riquíssimo e precisamos valorizá-lo cada vez mais", disse o presidente do Legislativo, Alan de Grussaí. Além de conferir o acervo exposto, o público será presenteado com o CD do 2º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de SJB - Prêmio Eleacir Cajueiro.