Exposição sobre bandas musicais de São João da Barra em cartaz na Câmara até sexta (27)

26 de janeiro de 2023

"História das bandas musicais tradicionais do município de São João da Barra". Esse é o tema da exposição que está em cartaz na Câmara de Vereadores até esta sexta-feira (27), aberta ao público das 8h às 17h. A mostra faz parte da programação do projeto "Câmara Cultural", que foi aberto na última quarta-feira (25).

Quem visitar a exposição vai poder fazer um passeio pela trajetória das bandas: Amédio Venâncio da Costa e União dos Operários, por meio de fotografias, dados históricos, instrumentos musicais, uniformes e das bandeiras das duas instituições, que vêm, ao longo dos anos, contribuindo para a formação de novos talentos, além de levar o nome de São João da Barra a várias outras cidades por onde se apresentam.

- Convidamos a população para vir apreciar essa exposição, que tem o objetivo de preservar e valorizar a memória musical do nosso município - destacou o presidente do Legislativo, Alan de Grussaí.

A Banda União dos Operários foi fundada em 09 de outubro de 1892, em decorrência do declínio no seio da antiga e hoje inexistente Lira de Ferro; criada em 1875, por ocasião da segunda visita de Dom Pedro II ao Norte Fluminense. O grupo vem construindo uma bela história, realizando apresentações em diversos municípios dos estados do Rio, Espírito Santo e Minas Gerais, além de contribuir para a formação de grande parte dos músicos de São João da Barra. Em 1997, recebeu da Câmara Municipal, o reconhecimento de "utilidade pública" (resolução nº 039, de autoria do vereador Benedito Gomes). Em abril de 2008, ganhou o título de Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro.

A Associação Musical Amédio Venâncio da Costa foi fundada em 1988, por Antônio Carlos Ribeiro Dias, para ensinar música para crianças de 5 a 12 anos. Em 1992, foi formada a banda musical, atuante em desfiles cívicos e outras apresentações. A banda vem realizando um belo trabalho de incentivo à formação de muitos músicos sanjoanenses; muitos deles, atuando de forma profissional, inclusive, em outras cidades. Em 2021, a Banda Amédio Venâncio da Costa recebeu da Câmara Municipal, o reconhecimento de "utilidade pública" (resolução nº 472, de autoria do vereador Kaká). E no dia 29 de novembro de 2022, foi homenageada pela comissão de cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com o Diploma Heloneida Studart 2022.