A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Entrega do Diploma Narcisa Amália, quarta-feira (29), no plenário da Câmara

Este ano, a homenageada principal será a professora Tereza Maria Andrade Coelho de Almeida

24 de maio de 2024

 

A Câmara de São João da Barra vai promover, no próximo dia 29, às 19h, a entrega do Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália - solenidade na qual cada vereador indica uma pessoa para receber a comenda. O evento também é marcado pela outorga da Medalha Narcisa Amália a uma personalidade com relevantes serviços prestados ao município e, neste ano, será concedida à professora, Tereza Maria Andrade Coelho de Almeida, que dedicou a maior parte de sua vida à Educação no município.

Ela conta que ficou muito satisfeita ao receber o convite. "Isso demonstra o reconhecimento de meu trabalho no município, afinal, ninguém convida alguém para receber uma medalha, que não seja por merecimento", disse Tereza, agradecendo. E foi exatamente este, o motivo da indicação. "Escolhemos a ilustre Tereza Maria para prestar essa bela homenagem em razão de sua importância para o nosso município, principalmente na Educação, onde ela mais se destacou em sua carreira. Uma mulher dedicada, prestativa, respeitada e muito talentosa", disse o presidente da Câmara, Alan de Grussaí.

Demais homenageadas - As agraciadas de cada vereador com o diploma são: Nayara Pereira Rosa da Silva Moreira (Alan Barreto Paes); Keli Carla Almeida Vianna Mendonça (Analiel Vianna); Leandra Belmiro Pessanha (Carlos Machado - Kaká); Maria da Conceição do Espírito Santo (Chico da Quixaba); Kélen Pontes Lopes da Silva (Elisio Rodrigues); Ivania Rangel Gomes (Fábio Pedra); Marcia Cristina Ribeiro da Silva (Julinho Peixoto); Jocinete Monteiro dos Santos (Júnior Monteiro) e Arleny Valdés Arias (Sônia Pereira).

 

Biografia - Tereza Maria nasceu em Campos, no dia 12 de julho de 1945, filha de Salvador Andrade da Silva e de Edúcia Manhães Campista da Silva. Em 1972, casou-se com João Ovídio Codeço Coelho de Almeida e foi morar em Sabonete, no 5º Distrito Sanjoanense, ficando ali até os anos 80. O casal tem dois filhos (Flávia e João Marcelo) e um neto (João Guilherme). João Ovídio foi vereador de SJB, de 1997 a 2000. Foi reeleito para a legislatura seguinte, mas veio a falecer em junho de 2001, no exercício de seu segundo mandato. 

Tereza Maria começou sua vida profissional em 1967, como professora da Escola Estadual João Coelho da Silva, em Sabonete. Dois anos depois, assumiu a direção da unidade, ficando no cargo até 1993, ou seja, durante 23 anos. Nesta escola, lecionou até 2007. Depois, foi professora do Liceu de Humanidades de Campos, de 2007 a setembro de 2009, quando aposentou-se. Tereza - que tem ensino superior em Educação Artística - também exerceu dois cargos na Secretaria de Educação de SJB: o de Diretora de Ensino (de 92 a 96) e o de Diretora Operacional (2000 a 2004). Atualmente, Tereza é secretária da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Cazumbá (5º Distrito), da qual já ocupou o cargo de presidente. 

Por seus inúmeros serviços prestados ao Ensino, coleciona algumas comendas, como o Título de Cidadã Sanjoanense e o Diploma Narcisa Amália (ambos concedidos pela Câmara de SJB). Também foi homenageada pelo Legislativo de Campos. Além de educadora, é uma artesã de mão cheia, seja na pintura, no bordado ou nos trabalhos com tecidos. Já deu aula de artesanato em várias instituições e, atualmente, é professora voluntária no Instituto Nélia, em Campos.

Narcisa Amália - A poetisa mais famosa de SJB e primeira jornalista profissional do Brasil nasceu em 1852, filha de Joaquim Jácome Campos Filho e Narcisa Ignacia Campos. Onze anos depois, a família foi morar em Resende (RJ). Narcisa casou com o artista mambembe João Batista da Silveira e, depois, com o padeiro Francisco da Rocha. Em 1870, publicou sua primeira poesia no jornal sanjoanense O Paraybano. Seu primeiro livro de poesia, "Nebulosas" (1872), foi um sucesso. Lançou também: "Nelumbia", "O Romance da Mulher que Amou", "A Mulher do Século XIX". Narcisa trabalhou muito em favor da mulher e das causas abolicionistas e republicanas. Faleceu em 1924.

© 2019-2024 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes