A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Entrega da Medalha João Oscar nesta quarta-feira

Desta vez, o homenageado será o jornalista sanjoanense Edevigens Monteiro Cardozo

28 de novembro de 2023

O jornalista sanjoanense, Edevigens Monteiro Cardozo, vai receber, nesta quarta-feira (29), a Medalha João Oscar do Amaral Pinto. A sessão solene de entrega da honraria será às 19h, na Câmara Municipal de São João da Barra. Edevigens tem 43 anos de carreira - 40 deles na Rede Globo. Há nove anos, faz parte da equipe de editores do programa Bom Dia Brasil. 

Ele começou a trabalhar na Globo aos 20 anos de idade, levado pelo irmão Lenildo Cardoso, também jornalista da emissora. Atuou em quase todos os telejornais. Foi editor-chefe do Sportvnews, no Sportv. Além do Rio, trabalhou em São Paulo, Brasília, Maceió e Belo Horizonte. Participou ativamente da cobertura de oito Copas do Mundo de Futebol e 10 Olimpíadas. De 2013 a 2014, ocupou o cargo de secretário de Comunicação na Prefeitura de São João da Barra.

Família - O homenageado, que tem 63 anos, é filho de Emílio dos Santos Cardozo e Nelita Monteiro Cardozo (hoje com 96) e tem quatro irmãos. Saiu de São João da Barra quando tinha 11 anos, com sua família. Formou-se em Jornalismo em 1982, na Faculdade de Comunicação Hélio Alonso, no Rio de Janeiro. É casado com a professora Marluce Almeida Cunha e tem dois filhos: Marina, enfermeira e Gabriel, jornalista.

Embora tenha saído cedo de sua terrinha, está sempre visitando o município. "São João da Barra é especial. Não somente por ser sanjoanense. Minha família inteira, tios, primos nasceram e vivem em São João da Barra. Mesmo perdendo boas características da minha infância e adolescência, a cidade mantém o encanto. Os meus melhores amigos estão em São João da Barra", orgulha-se Edevigens, que também toca cavaquinho e é o autor das músicas do Bloco Raiz e do Bloco dos Mascarados.

Medalha - Criada pela resolução nº 396/2019, a Medalha João Oscar visa homenagear munícipes que têm se destacado em algum campo de atuação. "Esse prêmio é direcionado ao sanjoanense que brilha. Edevigens é um conterrâneo que voou alto, trabalhou nas maiores emissoras de televisão do país, cobriu Olimpíadas e ainda tem um talento nato para a composição musical. Ele foi alicerce para a fundação do bloco Raiz e dos Mascarados. Nossa escolha para esta premiação é por puro merecimento e reconhecimento", ressalta o presidente da Câmara, Alan Barreto.

 

© 2019-2024 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes