A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é lembrado no Legislativo Sanjoanense

02 de abril de 2024

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi lembrada na sessão da Câmara de São João da Barra nesta terça-feira (02), com a visita da representante da Associação de Amigos de Famílias Atípicas (AAFA), Damária Magalhães. Ela foi convidada pelo presidente da Casa, Alan de Grussaí, para falar um pouco sobre o assunto. Emocionada, Damária aproveitou para ler uma mensagem, levando a plateia a refletir sobre os desafios e as alegrias de quem tem filhos com TEA.  

Ela também ressaltou a importância do Centro Terapêutico Pedro Machado, apresentado hoje pela Prefeitura e que começará os atendimentos na próxima terça-feira, representando um marco para o município. "Quase 500 mães ou responsáveis já receberam ligações para marcação do começo das terapias dos nossos filhos!"

Também enfatizou que "às vezes, pregamos tanto a empatia, mas, às vezes, a gente acaba não testemunhando a empatia.  Na verdade, a gente só consegue sentir, ter a visão, quando passamos por aquilo". Segundo ela, muitas famílias têm crianças autistas dentro de sua casas, mas não conseguem entender o que é o autismo. 

- Quero agradecer a todos os vereadores, que sempre nos recebem com muito carinho nessa luta, e a gente pode dizer que São João da Barra está muito longe de cidades vizinhas, pois sabemos que podemos contar com a Câmara, com a nossa prefeita e isso é muito importante: nas terapias, na saúde, na educação. Nem tudo a gente consegue ter, mas a gente consegue ser assistido - concluiu. 

Trabalho - Os vereadores também destacaram a importância do Centro Terapêutico Pedro Machado - que já vinha sendo solicitado pelo Legislativo, nas sessões, há bastante tempo. Elisio Rodrigues citou, ainda, a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2022, durante sua gestão e da qual é coordenador, ao lado de Kaká e Analiel. Os edis também lembraram da criação da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo, por iniciativa da deputada federal Carla Machado, no ano passado, na Alerj.

- O município tem apoio para essa classe, que vem crescendo em todo o Brasil, e o nosso município está procurando se atualizar. É uma luta diária que está só apenas começando  - disse Elisio. O presidente da Casa, Alan de Grussaí, ressaltou que as famílias precisam ser assistidas. "Temos que nos colocar no lugar do outro. Só quem tem um familiar com algum grau de autismo sabe como é difícil, e sabe quantas barreiras vai ter. E como é boa essa união dos poderes: Câmara, Prefeitura, Alerj. Todos estão de parabéns". 

© 2019-2024 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes