Um dos nomes mais conhecidos em São João Barra. Um homem simples, trabalhador, que começou a vida na roça, chegou ao cargo de vice-prefeito e tem uma longa história na política. Acertou quem pensou no vereador Chico da Quixaba! E por toda a sua trajetória de vida, ele foi o escolhido deste ano para receber a Medalha Barão de Barcelos. A solenidade de outorga da maior honraria do Legislativo acontecerá no próximo dia 28, às 19h, no plenário da Câmara, junto com a entrega dos Títulos de Cidadania Sanjoanense.
- Eu confesso que fiquei muito emocionado quando soube que ia receber a medalha do barão... Sempre fui muito trabalhador, passei por muito momento difícil na vida e sempre busquei fazer o melhor, para ajudar as pessoas. Então, a gente fica feliz de ser homenageado, né? E agradeço a todos por isso - disse Chico.
O presidente da Casa, Alan de Grussaí, explica a escolha do agraciado. "Chico tem uma história de vida muito marcante. Exerceu seu primeiro mandato em 1996, sempre foi muito atuante na política, já foi vice-prefeito, está hoje em seu terceiro mandato. É um homem que vem de uma família humilde, muito trabalhador e foi um dos maiores produtores de abacaxi do 5º Distrito", justificou.
Biografia - Companheiro de Fabiana, pai adotivo de Dávila e avô de Gael e Andréia, Chico da Quixaba nasceu no dia 18 de dezembro de 1961. Filho de agricultores, nascido e criado na localidade de Quixaba, tem o trabalho como um marco em sua vida. Aos sete anos de idade, ajudava seu pai na pesca, em busca do sustento de sua família. Aos 10 anos, saía de bicicleta vendendo peixe pelo Açu, Campo da Praia até Baixa Grande. Com 14 anos, começou a trabalhar com carteira assinada, como cortador de cana, na Usina de Baixa Grande. Logo em seguida, foi para a Usina Paraíso, em Tócos.
Aos 17 anos, ia de ônibus levando caju, banana e melão para vender na feira em Rio das Ostras. E contava com a ajuda dos amigos João Afonso e Henrique, que levavam o restante das mercadorias para ajudá-lo. Com isso, Chico ia junto com eles para trabalhar na feira de Cabo Frio, no verão. Mais tarde, ele comprou uma moto e, algum tempo depois, seu amigo Luiz Caetano ofereceu um caminhão em troca da moto. E foi assim que ele adquiriu seu caminhão, ficando mais fácil para transportar as mercadorias para as feiras. De comprador, Chico passou a plantar abacaxi, atividade que exerce há cerca de 30 anos.
Em 1996, ele resolveu ingressar na política, concorrendo a sua primeira eleição, na qual foi eleito com 602 votos. Em 2000, recebeu o convite para compor a chapa do ex-prefeito Betinho Dauaire, como vice-prefeito, assim sendo eleito. Em 2004, concorreu às eleições novamente e foi eleito vereador com 936 votos. Chico ficou fora da política por oito anos, mas resolveu voltar em 2016. Obteve 1401 votos, foi o sexto mais votado, mas ficou na suplência. Na eleição de 2020, elegeu-se vereador com 1538 votos, sendo o segundo mais votado.
Célio Sales Aureliano
Aristeu De Oliveira Neto
Luiz Antônio De Andrade Tardy
Dr. Juiz De Direito Enrique De Novais Siqueira Filho
Capitão Fábio Henrique Da Silva
Leonardo Monteiro De Sampaio
Analiel Vianna
Kissila Thyssiana Dias Rodrigues Chagas
Daniel Moraes Terra
Helvécio Souza Dos Santos
José Carlos Mendes Pacheco
Fernanda Hercules Marinho Jatobá
Carlos Machado da Silva (Kaká)
Clariana Conceição Senna
Cássio Da Cruz Machado
Marcos Antônio Freitas Leite
Adilson Rodrigues De Souza
Elenilson Medeiros Batista
Elisio Rodrigues
José Roberto Arcanjo
Felipe Hilel Rangel Barbosa
Rodrigo Martins Pinto
Edimilson Alves Da Silva
Laildo Ribeiro Machado
Fabio Pedra
Ricardo Vieira Leitão
Silvana De Oliveira Silva Carvalho
Márcia Angella Areas
Maycon Da Silva França Gama
Rosângela Passos Peixoto De Castro
Chico da Quixaba
Cristiano Monteiro De Sampaio
Eduardo Borges Da Silva
Maria Rutheford Rodrigues Da Silva
Paulo José Rangel
Junior Monteiro
Vagner Xavier Alves
Robson Vinicius Dos Santos
Dr. Rafael Felix De Siqueira Carvalho
Evilásio Amorim De Moraes
Padre Gilson Da Silva Motta
Julinho Peixoto
Sérgio Vitor Lobato De Souza
Wayner Silvério Lage Rios
Lorena Gonçalves Da Silva
Paulo Roberto Barreto Rangel
Aline De Oliveira Araujo Pessanha
Sonia Pereira
Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Marcos Barreto Santos Junior
Pastor Julio Cezar Nascimento Nunes
Rodolfo De Paula Machado
Rosinéia De Miranda Reis