A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Câmara de São João da Barra sedia sessão ordinária do Parlamento Inter-regional

Encontro aconteceu na tarde de hoje, reunindo chefes do legislativo de vários municípios

15 de julho de 2022

A Câmara de São João da Barra sediou, na tarde desta sexta-feira (15), a quarta sessão ordinária do Parlamento Inter-regional do Norte e Noroeste Fluminense, com a presença de representantes dos legislativos de vários municípios e também do tenente-coronel Alonso, sub comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

- É uma alegria para São João da Barra, receber a reunião desse parlamento. Desde lá de trás, nós acreditamos muito e continuamos acreditando nesse parlamento para falar de questões comuns dos municípios do Norte e Noroeste. A luta é grande, sabemos que é difícil reunir todos, numa sexta-feira, mas, com certeza, em todas as reuniões que a gente tem feito, vemos que o resultado vem aparecendo e temos que intensificar - destacou o presidente do Legislativo Sanjoanense, Elisio Rodrigues.

Um dos primeiros assuntos abordados foi a segurança pública. O presidente da Câmara de Campos e também do Parlamento, Fabio Ribeiro, ressaltou que um grande problema que vem ocorrendo nos últimos cinco anos, nos batalhões do Norte e do Noroeste, é perda de efetivo. "Acredito que esse parlamento tem uma ferramenta importantíssima para os cidadãos dos nossos municípios, que é a nossa união política", disse Fábio.

O vereador Analiel Vianna, que mora no 5º Distrito sanjoanense e já foi vítima de assalto, comentou que muitos comerciantes passaram a colocar grades nas portas de seus comércios devido ao crescente número de assaltos naquela região. Disse também que o DPO de Sabonete está desativado e sem viatura. Em seguida, Elisio destacou que a zona rural de SJB é muito extensa e que seria importante a implantação do Programa Patrulha Rural, que já ocorre em São Francisco do Itabapoana. "Nosso município tem tido muitos assaltos com reféns e furtos de animais e a população não sabe mais o que fazer", disse Elisio.

Quanto à situação de Sabonete, o coronel Alonso informou que, embora o DPO esteja fechado, a área não está descoberta de policiamento. Já sobre a Patrulha Rural, explicou que trata-se de um projeto piloto do 8º BPM e que começou por SFI por ser o município com maior índice de furtos de animais. "Nossa esperança é que esse projeto se estenda por todo o Estado", disse o coronel, colocando o batalhão à disposição dos parlamentares para o diálogo.

Outro destaque abordado pelo plenário foi a composição da Frente Parlamentar Inter-Regional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com a posse do vereador de Campos, Leon Gomes, como presidente. Segundo Leon, os municípios carecem muito de políticas públicas voltadas de fato para as pessoas com deficiência. "Em Campos, temos lutado muito para que esses direitos sejam respeitados. Nossos filhos precisam ser vistos como cidadãos e não como pessoas difíceis de lidar", disse, lembrando que a Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência não possui dados estatísticos e que o último Censo é de 2010. "Quantas famílias devem estar precisando de ajuda?", questionou o vereador, informando que em Campos há uma média de 36 mil pessoas com deficiência.

O que é - O Parlamento Inter-regional reúne as casas legislativas dos 22 municípios que formam as regiões Norte e Noroeste do Estado e que possuem inúmeras características em comum. O objetivo é fortalecer o poder legislativo regional, discutir assuntos de interesse da sociedade, dos poderes e da gestão pública, atuar em conjunto com a sociedade civil no apoio às políticas públicas, programas e ações governamentais e não governamentais visando alcançar padrões sustentáveis de desenvolvimento das cidades que o compõem. A próxima reunião será no dia 26 de agosto, em Cardoso Moreira.

© 2019-2022 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes