A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Câmara aprova PL sobre execução do Hino Nacional e do Município nas escolas

Vereador Junior Monteiro é o autor do projeto de lei

18 de novembro de 2022

O Hino Nacional é um símbolo da pátria, pois representa o povo e a valorização do país. Pensando nisso, o vereador de São João da Barra, Junior Monteiro, elaborou um projeto de lei, que foi aprovado esta semana, para tornar obrigatória a execução do Hino Nacional Brasileiro, pelo menos uma vez na semana, nas escolas da rede municipal de ensino. Um dos objetivos é promover o resgate da compreensão, valorização e o patriotismo dos alunos. O texto também sugere a execução do Hino do Município de São João da Barra. Para virar lei, a matéria precisa ser sancionada pela prefeita Carla Caputi.

O texto do PL diz que a execução dos dois hinos nas escolas municipais ocorrerá às segundas-feiras, no início de cada turno das atividades escolares, com o hasteamento da Bandeira Nacional.

Junior lembra que já existe uma lei federal (nº 12.031/ 2009) em vigor, determinando a obrigatoriedade da execução do Hino Nacional nas escolas de ensino fundamental, uma vez por semana.

- Esse projeto de lei tem por objetivo, o conhecimento e a valorização dos dois hinos, bem como a compreensão de seus significados; a valorização da Bandeira Brasileira e dos símbolos do município. Ele será importante também para ajudar no desenvolvimento do senso de cidadania e despertar o patriotismo nos alunos - destacou o vereador.

Hino Nacional - De acordo com a Agência Senado, o Hino Nacional foi composto por música de Francisco Manoel da Silva e poema de Joaquim Osório Duque Estrada, para celebrar a Independência do Brasil (1822), e se tornou oficial durante as comemorações de 100 anos de independência, em 1922. Ele é cantado em solenidades e eventos oficiais do governo, aberturas de eventos cívicos, patrióticos, culturais, esportivos, escolares e religiosos. O hino também é reproduzido durante o ritual de hasteamento da Bandeira Nacional.

Hino de SJB - No dia 06 de dezembro de 2012, a Câmara aprovou o projeto de lei nº 006, de autoria dos ex-vereadores, Alexandre Rosa e José Amaro Martins de Souza, criando o Hino Oficial do Município, instituído como símbolo municipal. A letra e a melodia foram compostas pela professora e maestrina, Elza Maria Cajueiro Melo, em homenagem aos 150 anos da cidade. Desde a sua composição, o hino passou a ser executado por diversos segmentos, de forma extra-oficial e, como não foi rejeitado pela população, os vereadores tiveram a iniciativa de oficializá-lo.

© 2019-2022 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes