A+ | A- | Contraste | Mapa do site | Webmail | Eventos | Perguntas frequentes

NOTÍCIAS

Câmara

Audiência Pública sobre zona de amortecimento do PELAG dia 19 na Câmara

Evento será promovido pela Comissão de Meio Ambiente da Alerj

13 de julho de 2022

Criado em 2012, o Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG) é formado por extensa vegetação de restinga e áreas úmidas remanescentes, possuindo uma grande biodiversidade de espécies de fauna e flora. No entanto, a zona de amortecimento do parque tem causado alguns transtornos para os moradores do Açu. Para discutir o assunto e buscar uma solução, a Câmara de São João da Barra vai sediar uma audiência pública no próximo dia 19, às 10h. O encontro será promovido pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A zona de amortecimento é o espaço localizado no entorno da unidade de conservação e, segundo o vereador Analiel Vianna, presidente da Comissão Permanente de Defesa de Ecologia e Meio Ambiente da Câmara, no caso do PELAG, ela foi mapeada em um raio que compreende boa parte da área urbana do Açu.

- Mais da metade da área urbana do Açu está dentro da zona de amortecimento ambiental do parque, pelo que o Inea apresentou para a gente em uma vídeoconferência. E isso tem causado muitos transtornos aos moradores quando precisam, por exemplo, de uma extensão de rede elétrica, e outros tipos de serviços essenciais - observa Analiel, que entrou em contato com o gabinete do deputado Gustavo Schmidt (presidente da comissão da Alerj) a fim de unir forças, ampliar a discussão e buscar uma solução.

Para participar da audiência, foram convidados representantes da Concessionária Enel, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. "Esse debate será importante porque vamos ter todos os órgãos simultaneamente discutindo o assunto para encontrarmos um caminho que possa solucionar de vez esse problema", ressaltou Analiel.

O Parque Estadual da Lagoa do Açu foi criado pelo decreto estadual nº 43.522, de 20/03/2012 e é formado por extensa vegetação de restinga e áreas úmidas remanescentes, em especial a Lagoa do Açu e o banhado da Boa Vista. Possui uma grande biodiversidade de espécies de fauna e flora em uma área de 8.276,67 hectares, que abrange os municípios de Campos e São João da Barra. Estudos também concluíram que a vegetação na área costeira dos dois municípios constitui a segunda restinga mais ameaçada do país.

Já a zona de amortecimento é a área onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade, conforme Lei nº 9.985/2000 (que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC). 

© 2019-2024 Câmara Municipal de São João da Barra. Todos os direitos reservados Esse site foi desenvolvido por Jean Moraes