Alan solicita mudança de horário na linha de ônibus "SJB x Campos"

15 de setembro de 2021

Obra, reforma, urbanização, além de melhorias no transporte e na iluminação pública foram os principais assuntos da pauta da sessão da Câmara de São João da Barra nesta quarta-feira (15). Por meio de requerimento à Secretaria Municipal de Transportes, o vereador Alan Barreto solicitou a mudança no último horário de ônibus de São João da Barra para Campos, que atualmente é de 16h30. Segundo ele, os sanjoanenses têm reclamado bastante. "Pedimos que possa estender para 22h, esse horário Campos - São João da Barra e vice-versa porque 16h30 é muito cedo e prejudica as pessoas que precisam trabalhar ou estudar", destacou.

O presidente da Casa, Elisio Rodrigues, lembrou que a linha intermunicipal compete ao Detro, que é um órgão estadual. Ele disse, ainda, que está tentando agendar uma reunião com a direção do órgão para debater esta e outras questões de transporte público que envolvem distritos, por exemplo, como Barcelos e Roças Velha cujos moradores precisam se deslocar até a BR-356 quando precisam pegar um ônibus para Campos.

A vice-presidente do Legislativo, Sônia Pereira (Soninha), fez as seguintes indicações ao Executivo: urbanização da orla do Rio Paraíba no trecho conhecido como Porto do Graça (sede); reforma das escolas municipais de Atafona; agilidade na marcação de exames para as pessoas que vão passar por cirurgias (com marcação direto na Policlínica e não nos postos, como é hoje) e uma solução para os casos de ressonância magnética (evitando que pacientes precisem ir para o Rio de Janeiro).

Por meio de requerimento à Enel, Elisio pleiteou uma revisão, com limpeza e manutenção periódica em todo o sistema de energia elétrica do município, principalmente na existente perto das praias. Ele também solicitou, por meio de indicação ao Executivo, a reforma do estádio de futebol José Dutra, em Roças Velhas (incluindo os gramados, vestiários, alambrados e a substituição dos refletores) e o reparo na calçada da praça do bairro de Fátima, que foi quebrada por um caminhão ao fazer uma manobra. O plenário também aprovou requerimento do edil Alan à Secretaria de Obras, solicitando serviços de reparo (tapa buraco) na Rua das Flores, em Grussaí.

Na ordem do dia, foram aprovados os projetos de lei nº 063/2021 (de Analiel, que denomina de Ialdo Peixoto de Almeida, a rua sem saída que se inicia na RJ 240 e com seu término em frente à residência do senhor Paulo Almeida, em Água Preta) e o 064/2021, de autoria de Elisio, que dispõe sobre modificações na lei nº 466/2017 (Código de Obras e Edificações), a fim de atualizá-la e permitir que os técnicos industriais do município possam atuar de maneira legal e condizente com os parâmetros impostos pela legislação e por este Código.

Transporte - No início da sessão, Elisio leu o ofício nº 242/2021 enviado pela Secretaria Municipal de Transporte em resposta ao requerimento nº 125/2021, aprovado na sessão de ontem, sob autoria de Elisio e Analiel Vianna. Na proposição, os edis pediram que fosse feito um cadastro dos trabalhadores que utilizam o transporte diariamente a fim de garantir seus assentos, uma vez que os coletivos estão circulando com 50% da lotação, em conformidade com o decreto de prevenção ao Covid-19. Em resposta, a secretaria justificou que o número de passageiros sentados está de acordo com o decreto vigente e que não pode intervir. A pasta sugeriu à Casa que envie a demanda à Vigilância Sanitária para ver a possibilidade de ampliar o percentual de passageiros. Segundo Elisio, os moradores dos 5º e 6º distritos estão sendo os mais prejudicados. Na semana passada, 16 pessoas de Palacete, por exemplo, ficaram no ponto.